terça-feira, 1 de setembro de 2009

Evangelho do dia - Jesus revela o Deus de amor


Lc 4,31-37

Então Jesus foi para Cafarnaum, uma cidade da região da Galiléia. Ali ele ensinava o povo nos sábados. Eles estavam muito admirados com a sua maneira de ensinar, pois Jesus falava com autoridade. Havia um homem na sinagoga que estava dominado por um demônio. O homem gritou:
- Ei, Jesus de Nazaré! O que você quer de nós? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!
Então Jesus ordenou ao demônio:
- Cale a boca e saia deste homem!
Em frente de todos, o demônio atirou o homem no chão e saiu dele sem lhe causar nenhum ferimento. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros:
- Que tipo de palavras são essas? Este homem, com autoridade e poder, expulsa os espíritos maus, e eles vão embora. E as notícias a respeito de Jesus se espalharam por toda aquela região.

Comentário do Evangelho

Jesus Vida

Este episódio da expulsão de um espírito impuro, narrado por Lucas, ocorre logo no início do ministério de Jesus. Ele passava o seu ensinamento às multidões, com sua ação amorosa e libertadora. E estas multidões se maravilhavam.
O espírito impuro que possuía um homem se apresenta como representante de vários: "Que queres de nós, Jesus de Nazaré?". Nele se encontra a expressão dos chefes religiosos das sinagogas e do templo de Jerusalém, que com sua doutrina oprimiam e exploravam o povo humilde e submisso; e, agora, perseguiam Jesus. Jesus vem para libertar as mentes das ideologias religiosas que deformam a face de Deus. O gesto espantoso de exorcismo é uma expressão da força transformadora da Palavra de Jesus e de seu ensino. Com sua coerência, ele conquista a admiração de todos e rapidamente se torna conhecido na região. A Palavra de Jesus revela
o Deus de amor, que comunica sua vida plena a todos,
sem exclusivismos religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário