quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Evangelho do dia - A missão dos doze apóstolos


Leitura Orante

Lc 9,1-6

Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças. Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes. Ele disse:
- Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais. Quando vocês entrarem numa cidade, fiquem na casa em que forem recebidos até irem embora daquele lugar. Mas, se forem mal recebidos, saiam logo daquela cidade. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente.
Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados, anunciando o evangelho e curando doentes por toda parte.

Comentário do Evangelho

Jesus envia os apóstolos em missão

A simples referência aos "Doze" remete a uma lista da tradição com os doze nomes de apóstolos. Esta tradição foi criada a partir da interpretação, dos discípulos oriundos do judaísmo, de que o movimento de Jesus era a continuidade das doze tribos de Israel. Nos Evangelhos sinóticos, fora a lista dos Doze, só são feitas referências a quatro discípulos - Pedro, André, Tiago e João - e, na narrativa da Paixão, aparece o nome de Judas Iscariotes.
O Evangelho de João não menciona esta lista dos Doze, nem fala em apóstolos. Demônios e doenças significavam a
opressão interior que a doutrina das sinagogas e do templo exercia sobre o povo, bem como as precariedades e carências físicas sofridas pelos excluídos. Os discípulos devem ir despojados, entregues à providência daqueles que encontrarão nas casas ou pelos caminhos. O sucesso da missão resulta da confi ança e auto-entrega dos enviados e da acolhida amorosa por parte dos destinatários, disponíveis para a solidariedade e para a comunhão. Vão surgindo, assim, novas comunidades, formando uma rede missionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário