segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Evangelho do dia - O mais importante


Leitura Orante

Lc 9,46-50

Os discípulos começaram a conversar sobre qual deles era o mais importante. Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando. Então pegou uma criança e a pôs ao seu lado. Aí disse:
- Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança estará recebendo a mim; e quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é que é o mais importante.
João disse:
- Mestre, vimos um homem que expulsa demônios pelo poder do nome do senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo.
Então Jesus disse a João e aos outros discípulos:
- Não o proíbam, pois quem não é contra vocês é a favor de vocês.

Comentário do Evangelho

Criança, como símbolo e modelo de humildade e exclusão.

Ao longo de seu ministério, Jesus revelou aos discípulos a novidade do projeto de Deus: é um mundo de justiça, de vida plena para todos, abolindo os privilégios daqueles que concentram poder a partir da acumulação de riquezas ou do prestígio religioso. Percebe-se, nos Evangelhos, que os discípulos oriundos do judaísmo sempre tiveram difi culdades em compreendê-lo. Estavam tomados pela ideologia messiânica nacionalista. Jesus acabara de falar sobre a fragilidade de sua condição humana, vulnerável ao sofrimento e à morte, aludindo ao fi m que pressentia acontecer em Jerusalém. Porém, os discípulos não entenderam e, logo em seguida, passam a discutir quem seria o maior, pensando que Jesus estaria na iminência de conquistar o poder. Jesus apresenta aos discípulos uma criança, como símbolo e modelo de humildade e exclusão. Eles são chamados a viver dedicados ao serviço, sem pretensões ao poder e a privilégios. A narrativa final, em que João afirma terem proibido outros grupos de agir em nome de Jesus, revela ainda a mentalidade segregacionista do seu grupo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário