sábado, 31 de outubro de 2009

Evangelho do dia - Atitude de discípulo


Leitura Orante

Lc 14,1.7-11

Num sábado, Jesus entrou na casa de certo líder fariseu para tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Jesus com muita atenção. Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação:
- Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: "Dê esse lugar para este aqui." Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: "Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor." E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

Comentário do Evangelho

Discipulo de Jesus é aquele que serve

Esta narrativa é uma continuação do episódio da cura de um hidrópico na casa de um chefe dos fariseus, onde Jesus foi convidado para uma refeição. Os fariseus observavam Jesus, procurando condená-lo. Mas, por sua vez, Jesus também observa os presentes, como escolhiam os primeiros lugares, e faz sua sábia intervenção narrando uma parábola. O banquete das elites é uma imagem da sociedade classista, na qual cada um procura o poder e o prestígio em um processo de competição excludente. O ensino de Jesus é uma subversão dos valores comuns desta sociedade competitiva, expressa na sentença final: "Todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". No discipulado de Jesus cada um coloca-se em último lugar, como aquele que serve. São os laços do serviço recíproco que criam a união da comunidade e o seu crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário