quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Evangelho do dia - Divisão ou opção por Jesus

Leitura Orante

Lc 12,49-53
Jesus continuou:
- Eu vim para pôr fogo na terra e como eu gostaria que ele já estivesse aceso! Tenho de receber um batismo e como estou aflito até que isso aconteça! Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que não vim trazer paz, mas divisão. Porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida: três contra duas e duas contra três. Os pais vão ficar contra os filhos, e os filhos, contra os pais. As mães vão ficar contra as filhas, e as filhas, contra as mães. As sogras vão ficar contra as noras, e as noras, contra as sogras.

Jesus continua recomendando vigilância e fidelidade. O ladrão costuma vir à noite. A surpresa, normalmente, é seu recurso.Pedro fica em dúvida se a parábola é só para os discípulos ou é para todos. Na verdade, embora a vigilância seja coletiva ( da casa), aplica-se a cada pessoa. Na parábola do texto de hoje, Jesus fala do empregado encarregado da casa e dos outros empregados. Poderá ser fiel ou abusar de seu cargo, sendo autoritário com seus dependentes e agindo com permissividade. O desconhecimento das ordens do patrão é atenuante : "será castigado com poucas chicotadas."0 que sabe qual é a vontade do patrão e não se prepara,nem faz o que ele quer, será castigado. Podemos concluir que ele próprio se condena.

Comentário do Evangelho

Jesus veio lançar o fogo do amor

Em uma seqüência de instruções aos discípulos, Lucas apresenta estas sentenças de Jesus, com as palavras chave: fogo, batismo, divisão. O contexto é o do fim do ministério de Jesus e das dificuldades que os discípulos enfrentarão em sua missão. João Batista anunciara que Jesus batizaria no Espírito Santo e com o fogo. O Espírito é o amor de Deus infundido nos corações. O fogo era, tradicionalmente, o símbolo do julgamento, dentro da visão apocalípticaescatológica; a palha, separada do trigo, seria lançada ao fogo. Contudo, nas palavras de Jesus, em vez de condenação, o fogo que ele veio lançar é o fogo do amor, identificado com o Espírito, que deveria tomar toda a terra. O batismo pelo qual Jesus anseia é a consumação da sua obra de anúncio do Reino, na qual o Pai é glorificado. E a glória do Pai se completará com a continuidade da missão pelos discípulos. A divisão que Jesus traz é a ruptura com a paz do mundo submisso aos poderosos. A família, célula da sociedade e também célula de reprodução do judaísmo, comumente identifica-se com esta paz. Jesus, com seu Reino de amor, propõe algo novo que abala a paz tradicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário