sábado, 17 de outubro de 2009

Evangelho do dia - Garantia de comunhão ou separação


Leitura Orante

Lc 12,8-12

Jesus disse ainda:
- Eu digo a vocês que, se alguém afirmar publicamente que é meu, então o Filho do Homem também afirmará, diante dos anjos de Deus, que essa pessoa é dele. Mas aquele que disser publicamente que não é meu, o Filho do Homem também dirá diante dos anjos de Deus que essa pessoa não é dele.
- Quem falar contra o Filho do Homem será perdoado, porém quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado.
- Quando levarem vocês para serem julgados nas sinagogas ou diante dos governadores e autoridades, não fiquem preocupados, pensando como vão se defender ou o que vão dizer. Pois naquela hora o Espírito Santo lhes ensinará o que devem dizer.

Comentário do Evangelho

Seguir Jesus significa testemunhá-lo

Seguem-se algumas sentenças de Jesus que se encontram também dispersas nos Evangelhos de Marcos e Mateus, em geral associadas ao envio missionário dos discípulos. O seguimento de Jesus significa o compromisso concreto de testemunhar o seu amor libertador. Enviado em missão, o discípulo é chamado a dar testemunho diante de todo o povo, ao mundo. A complexa sentença sobre a palavra contra o Filho do Homem e a blasfêmia contra o Espírito Santo permite diversas interpretações. Pode-se entender que a negação de Jesus deixa em aberto, ainda, o caminho da conversão. Porém, a rejeição da misericórdia oferecida pelo Espírito Santo é a rejeição do próprio amor de Deus. As provações de Jesus são também, ao longo do tempo, as provações de seus discípulos. Os discípulos não são aqueles que, submissos aos poderosos do mundo, procuram defender sua sobrevivência e sua posição social. Os verdadeiros discípulos, conduzidos pelo Espírito Santo, deixam tudo, anunciam e colocam-se a serviço da libertação dos oprimidos e da promoção da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário