quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Evangelho do dia - Jesus chama os doze apóstolos



Leitura Orante

Lc 6,12-19

Naquela ocasião Jesus subiu um monte para orar e passou a noite orando a Deus. Quando amanheceu, chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro, e o seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
Jesus desceu do monte com eles e parou com muitos dos seus seguidores num lugar plano. Uma grande multidão estava ali. Era gente de toda a Judéia, de Jerusalém e das cidades de Tiro e Sidom, que ficam na beira do mar. Eles tinham vindo para ouvir Jesus e para serem curados das suas doenças. Os que estavam atormentados por espíritos maus também vieram e foram curados. Todos queriam tocar em Jesus porque dele saía um poder que curava todas as pessoas.

Comentário do Evangelho

A oração ilumina e fortalece a ação missionária.

A tradição das comunidades oriundas do judaísmo guardava uma lista de doze nomesaos quais se atribuía a liderança da igreja. Os evangelistas sinóticos inserem esta lista em seus textos. Lucas apresenta a escolha dos Doze após uma noite de oração de Jesus. É característico de Lucas, devoto da oração de Jesus, o empenho em registrar estes momentos de intimidade entre Jesus e o Pai, ao longo de seu ministério. A oração ilumina e fortalece a ação missionária. Após a noite de oração na montanha, é necessário descer para ir ao encontro das multidões que anseiam por Jesus, em busca de libertação e vida. Eles vêm da Judéia e das regiões gentílicas vizinhas da Galiléia. Jesus os acolhe, sem discriminações. Com suas palavras e sua prática, ele eleva os abatidos e os liberta da exclusão que os alienava e causava doenças do corpo e da mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário