quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Evangelho do dia - Jesus é firme em suas palavras


Leitura Orante

Lc 11,47-54

Ai de vocês! Pois fazem túmulos bonitos para os profetas, os mesmos profetas que os antepassados de vocês mataram. Com isso vocês mostram que concordam com o que os seus antepassados fizeram, pois eles mataram os profetas, e vocês fazem túmulos para eles. Por isso a Sabedoria de Deus disse: "Mandarei para eles profetas e mensageiros, e eles matarão alguns e perseguirão outros." Por causa disso esta gente de hoje será castigada pela morte de todos os profetas assassinados desde a criação do mundo, começando pela morte de Abel até a morte de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o Lugar Santo. Sim, eu afirmo a vocês que o povo de hoje será castigado por todos esses crimes.
- Ai de vocês, mestres da Lei! Pois guardam a chave que abre a porta da casa da Sabedoria. E assim nem vocês mesmos entram, nem deixam os outros entrarem.
Quando Jesus saiu dali, os mestres da Lei e os fariseus começaram a criticá-lo com raiva e a lhe fazer perguntas sobre muitos assuntos. Eles queriam levá-lo a dizer alguma coisa que pudesse lhes servir de motivo para acusá-lo.

Comentário do Evangelho

"Ai de vocês!"

No Evangelho de hoje, temos os dois últimos "ais" de advertência, dirigidos aos fariseus e aos doutores da Lei. O judaísmo, com escribas e fariseus, surgiu a partir do exílio da Babilônia, adaptando as tradições do antigo Israel. Extinta a realeza, a casta sacerdotal implanta um poder teocrático, tendo o sumo sacerdote como chefe supremo. Desde então é apenas este que fala em nome de Deus, sendo reprimida qualquer atividade profética. Os escribas e fariseus passam a ser os intérpretes da Lei. Esta "geração", isto é, os representantes da doutrina teocrática, são apontados como responsáveis por todo sangue derramado dos profetas. Jesus lembra o nome de Zacarias, que foi apedrejado no pátio do templo. E agora, é o próprio Jesus que querem matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário