sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Evangelho do dia - Os sinais dos tempos


Leitura Orante

Lc 12,54-59

Jesus disse também ao povo:
- Quando vocês vêem uma nuvem subindo no oeste, dizem logo: "Vai chover." E, de fato, chove. E, quando sentem o vento sul soprando, dizem: "Vai fazer calor." E faz mesmo. Hipócritas! Vocês sabem explicar os sinais da terra e do céu. Então por que não sabem explicar o que querem dizer os sinais desta época?
E Jesus terminou, dizendo:
- Por que é que vocês mesmos não decidem qual é a maneira certa de agir? Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, faça o possível para resolver a questão enquanto ainda está no caminho com essa pessoa. Isso para que ela não o leve ao juiz, o juiz o entregue ao guarda, e o guarda ponha você na cadeia. Eu lhe afirmo que você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.

Comentário do Evangelho

Reconhecer os sinais dos tempos

A natureza, em cada região do mundo, tem seus sinais próprios, compreendidos pelos habitantes locais. De modo semelhante, no convívio humano, o reconhecimento da presença de Deus no tempo presente se faz pela avaliação do que é justo, a favor da vida, nos acontecimentos do dia-a-dia. Enquanto na tradição do Primeiro Testamento Javé se manifesta por sinais de poder prodigioso, com Jesus a manifestação de Deus se dá através de seus atos de solidariedade, de compaixão e de perdão, no amor. O reconhecimento da presença de Deus na história e no mundo
acontece por meio de todo e qualquer ato de amor, na promoção da vida. Neste texto, Lucas destaca particularmente a reconciliação, que remove os muros da inimizade, do ódio e da obsessão do "inimigo" tão presente no Primeiro Testamento. Na sociedade competitiva e movida pela ambição da riqueza, o discernimento e a prática da justiça nos movem à sua superação, na construção do mundo novo de justiça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário