sábado, 21 de novembro de 2009

Evangelho do dia - A familia de Jesus


Mt 12,46-50

Quando Jesus ainda estava falando ao povo, a mãe e os irmãos dele chegaram. Ficaram do lado de fora e pediram para falar com ele. Então alguém disse a Jesus:
- Escute! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar com o senhor.
Jesus perguntou:
- Quem é a minha mãe? E quem são os meus irmãos?
Então apontou para os seus discípulos e disse:
- Vejam! Aqui estão a minha mãe e os meus irmãos. Pois quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu, é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Comentário do Evangelho

A nova família divina

As palavras de Jesus, nesta narrativa, não têm um caráter excludente, mas sim inclusivo. Mais abrangente do que um grupo familiar particular é a grande criação de Deus, homens e mulheres, assumidos como seus filhos, formando a grande família divina. Há íntima relação entre ser discípulos de Jesus, cumprir a vontade do Pai e unir-se a sua família espiritual. A nova família divina não se fundamenta em nascimento, raça ou tradição, mas integra qualquer um que siga Jesus no cumprimento da vontade de seu Pai. A prática de Jesus é a revelação da vontade do Pai, que deseja que todos tenham vida em abundância, e seguir Jesus é entrar em comunhão com esta vontade. É esta a prática a ser encarnada no dia-a-dia das comunidades de discípulos. E aqueles que fazem a vontade do Pai encontram resistência dos grupos que usufruem de privilégios tradicionais e sofre tribulações e perseguições ao longo do caminho pelo qual optaram. A filiação divina implica a comunhão com todos os fi lhos de Deus, sem exclusões, formando a grande família em torno de Jesus. Maria, mãe de Jesus, com sua vida em comunhão com seu Filho, está inserida nesta família divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário