terça-feira, 24 de novembro de 2009

Evangelho do dia - Não ficará pedra sobre pedra


Lc 21,5-11

Algumas pessoas estavam falando de como o Templo era enfeitado com bonitas pedras e com as coisas que tinham sido dadas como ofertas. Então Jesus disse:
- Chegará o dia em que tudo isso que vocês estão vendo será destruído. E não ficará uma pedra em cima da outra.
Aí eles perguntaram:
- Mestre, quando será isso? Que sinal haverá para mostrar quando é que isso vai acontecer?
Jesus respondeu:
- Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu, dizendo: "Eu sou o Messias" ou "Já chegou o tempo". Porém não sigam essa gente. Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e de revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto.
E continuou:
- Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá grandes tremores de terra, falta de alimentos e epidemias. Acontecerão coisas terríveis, e grandes sinais serão vistos no céu.

Comentário do Evangelho

O templo deve ser um espaço de Deus

A partir do comentário de algumas pessoas sobre a grandiosidade do templo em Jerusalém, Jesus passa a prenunciar a sua destruição, bem como de toda a cidade. Este templo, desde sua construção por Salomão, tinha o caráter de respaldo aos interesses de poder e riqueza da realeza, e sempre abrigou o espaço de acúmulo de riquezas a partir das funções legais-religiosas e das ofertas do povo. Com sua ostentação de riqueza e luxo, provocava no povo um sentimento de humilhação e submissão. Através dele desfilavam multidões de populares e camponeses tímidos e humilhados, os quais, com grandes sacrifícios, traziam suas ofertas de obrigação aos cofres do Tesouro do templo. A seguir são dados sinais do fim dos tempos e da chegada do Reino, extraídos das violências que ocorrem no mundo, guerras e calamidades naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário