quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Evangelho do dia - O Reino está dentro de nos


Leitura Ornate/ Novembro - mês do bem-aventurado Tiago Alberione (festa litúrgica: 26 de novembro)

Lc 17,20-25

Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu:
- Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: "Vejam! Está aqui" ou "Está ali". Porque o Reino de Deus está dentro de vocês.
Então ele disse aos discípulos:
- Chegará o tempo em que vocês vão querer ver um dos dias em que o Filho do Homem já tiver chegado, mas não verão. Alguns vão dizer a vocês: "Olhem aqui" ou "Olhem ali"; porém não saiam para procurá-lo. Porque, assim como o relâmpago brilha de uma ponta do céu até a outra, assim será no dia em que o Filho do Homem vier. Mas primeiro ele precisa sofrer e ser rejeitado pelo povo de hoje.

Comentário do Evangelho

Luz que fortalece a fé

Com a pergunta dos fariseus, o evangelista Lucas introduz uma fala escatológica de Jesus sobre o fi m dos tempos. Segundo a doutrina dos escribas e fariseus, o Reino só chegaria quando a Lei fosse observada em seus mínimos detalhes por todo o povo. E eles se apresentavam como primícias por sua rigorosa observância. Respondendo-lhes, Jesus afi rma a existência presente do Reino de Deus entre todos, pela vivência do amor e não pelas observâncias.
Em seguida, a fala aos discípulos destaca o dia do Filho do Homem. É o dia da plenitude da manifestação deste Reino já presente. A alusão ao sofrimento do Filho do Homem não significa um determinismo histórico, mas aponta para os sofrimentos que decorrem do compromisso libertador com os oprimidos e empobrecidos. Os poderosos sempre reprimem e matam aqueles que promovem a vida e a liberdade, considerando-os uma ameaça ao seu poder. Contudo, a confirmação da permanência de Jesus na vida eterna e entre nós, após sua morte, é uma luz que fortalece a fé dos discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário