terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Evangelho do dia - Alegria e gratidão a Deus vêm juntas



Lc 10,21-24

Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse:
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.
Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles:
- Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

Comentário do Evangelho

Uma bela oração de louvor

Esta bela oração de louvor tem um estilo literário que a diferencia dos demais textos dos Evangelhos sinóticos. Ela é encontrada, também, no Evangelho de Mateus e se assemelha ao estilo do Evangelho de João. Nela temos a expressão da intimidade e do conhecimento entre Jesus e Deus Pai. Esta união entre Jesus e o Pai, e o mútuo conhecimento, que em Lucas só aparece aqui, é um tema dominante no Evangelho de João, particularmente nos capítulos 14 a 17. Neste louvor, se revela uma subversão dos valores tradicionais das sociedades que promovem o individualismo, o sucesso e o enriquecimento. Não são os sábios e entendidos, fechados em si mesmos, visando a sua promoção pessoal e seu prestígio, que entenderão a simplicidade e o despojamento vivido no Reino de Deus. O Reino é o espaço de convívio dos pequeninos, que, conhecedores de seus limites e de sua fragilidade, solidarizam- se com os irmãos no serviço recíproco e empenham-se em resgatar e promover a vida neste mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário