quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Evangelho do dia - Apresentação de Jesus no Templo

Ano C - Dia: 30/12/2009

Lc 2,36-40

Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré.
O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.
Jesus

Comentário do Evangelho

Tanto Simeão como Ana compreendem quem era o Menino: O Messias. Eles entederam que na sua humanidade estava também sua condição de Filho de Deus.

Mateus e Lucas, no início de seus Evangelhos, apresentam as "narrativas de infância" de Jesus. Em Lucas, no Evangelho da infância, o templo de Jerusalém é colocado em destaque, com o anúncio a Zacarias, a apresentação e o episódio do menino Jesus entre os doutores. No seu desenvolvimento, o texto segue a seguinte trajetória: Galiléia - Jerusalém - Galiléia - Jerusalém. E, em continuidade, em Atos, a trajetória: Jerusalém - Roma. Por ocasião da circuncisão do menino Jesus, após a profecia de Simeão, Lucas apresenta agora uma profetisa, Ana. A fala deAna é sumária: louva a Deus e faz referências ao menino, sem maiores esclarecimentos. Ela dirige-se a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Se havia opressão do Império Romano, havia também opressão do sistema religioso ofi cial do templo. Ela profetizava sobre aquele menino que, crescendo forte e cheio de sabedoria e graça, viria nos comunicar a prática libertadora do Reino de Deus, revelando o Deus de amor que deseja vida plena para todos os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário