segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Evangelho do dia - Colocar Deus "entre parêntesis"?!


Leitura Orante

Mt 21,23-27

Jesus chegou ao Templo, e, quando já estava ensinando, alguns chefes dos sacerdotes e alguns líderes judeus chegaram perto dele e perguntaram:
- Com que autoridade você faz essas coisas? Quem lhe deu essa autoridade?
Jesus respondeu:
- Eu também vou fazer uma pergunta a vocês. Se me derem a resposta certa, eu direi com que autoridade faço essas coisas. Respondam: quem deu autoridade a João para batizar? Foi Deus ou foram pessoas?
Aí eles começaram a dizer uns aos outros:
- Se dissermos que foi Deus, ele vai perguntar: "Então por que vocês não creram em João?" Mas, se dissermos que foram pessoas, temos medo do que o povo pode fazer, pois todos acham que João era profeta.
Por isso responderam:
- Não sabemos.

Comentário do Evangelho

Jesus da continuidade ao anúncio de João

Jesus, ao chegar a Jerusalém, na ocasião da festa da Páscoa dos judeus, havia denunciado o comércio no templo, controlado pelos dirigentes religiosos. E diariamente ensinava no espaço deste templo. Agora tais dirigentes, membros do sinédrio, autoridade máxima do judaísmo, vêm interpelá-lo: "Com que autoridade fazes estas coisas?". Esta pergunta indica que querem ignorar o caráter profético e divino de Jesus. Jesus responde com uma pergunta insinuante: o batismo de João era do céu ou dos homens? Na pergunta, revela três aspectos: era grande a aceitação de João Batista entre o povo, João Batista era um homem de Deus e Jesus coloca-se em continuidade do anúncio original de João Batista, levando-o à plenitude do Reino dos Céus. Os dirigentes judeus, que rejeitaram João Batista, temiam o povo, que acreditava nele; então, não respondem. Jesus também não responde, mas prepara-lhes uma parábola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário