segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Evangelho do dia - Jesus cura por fora e por dentro



Leitura Orante

Lc 5,17-26

Um dia Jesus estava ensinando, e alguns fariseus e alguns mestres da Lei estavam sentados perto dele. Eles tinham vindo de todas as cidades da Galiléia e da Judéia e também de Jerusalém. O poder do Senhor estava com Jesus para que ele curasse os doentes. Alguns homens trouxeram um paralítico deitado numa cama e estavam querendo entrar na casa e colocá-lo diante de Jesus. Porém, por causa da multidão, não conseguiram entrar com o paralítico. Então o carregaram para cima do telhado. Fizeram uma abertura nas telhas e o desceram na sua cama em frente de Jesus, no meio das pessoas que estavam ali. Jesus viu que eles tinham fé e disse ao paralítico:
- Meu amigo, os seus pecados estão perdoados!
Os mestres da Lei e os fariseus começaram a pensar:
- Quem é este homem que blasfema contra Deus desta maneira? Ninguém pode perdoar pecados; só Deus tem esse poder.
Porém Jesus sabia o que eles estavam pensando e disse:
- Por que vocês estão pensando assim? O que é mais fácil dizer ao paralítico: "Os seus pecados estão perdoados" ou "Levante-se e ande"? Pois vou mostrar a vocês que eu, o Filho do Homem, tenho poder na terra para perdoar pecados.
Então disse ao paralítico:
- Eu digo a você: levante-se, pegue a sua cama e vá para casa.
No mesmo instante o homem se levantou diante de todos, pegou a cama e foi para casa, louvando a Deus. Todos ficaram muito admirados; e, cheios de medo, louvaram a Deus, dizendo:
- Que coisa maravilhosa nós vimos hoje!

Comentário do Evangelho

Reintegração da pessoa

Os escribas e fariseus ensinavam que os doentes e aleijados eram pecadores e impuros. Nos casos em que houvesse cura, os curados deviam se apresentar ao sacerdote, no templo, com ofertas e sacrifícios. Jesus, com seu ensinamento e com sua prática, revela a falsidade de tal juízo. Ao declarar o perdão dos pecados daquele paralítico, Jesus remove a sua qualifi cação de pecador. O fato de o homem que era paralítico levantar-se e ir para casa expressa a reintegração daquele que era humilhado e excluído da religião e da sociedade. Enquanto os escribas e fariseus murmuravam pelo fato de Jesus perdoar os pecados, o povo se admirava da autenticidade e liberdade de seu agir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário