sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Evangelho do dia - Jesus cura um leproso



Leitura Orante

Lc 5,12-16

Certa vez Jesus estava numa cidade onde havia um homem que tinha o corpo todo coberto de lepra. Quando viu Jesus, o leproso se ajoelhou diante dele, encostou o rosto no chão e pediu:
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser!
Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse:
- Sim! Eu quero. Você está curado.
No mesmo instante a lepra desapareceu. Então Jesus lhe deu esta ordem:
- Escute! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.
Mas as notícias a respeito de Jesus se espalhavam ainda mais, e muita gente vinha para ouvi-lo e para ser curada das suas doenças. Porém Jesus ia para lugares desertos e orava.

Comentário do Evangelho

Em vez de contagiar-se, Jesus purifica o leproso

Lucas, como Marcos, coloca este episódio da purificação do leproso no início do ministério de Jesus. Na tradição bíblica havia as duas curas de leprosos: a cura de Natã por Elias e a cura de Miriam por intercessão de Moisés, seu irmão. Com esta narrativa de purificação do leproso Jesus é inserido nesta tradição. A originalidade, em Jesus, é o efeito libertador de sua presença física e seu próprio toque.
O gesto de Jesus revela a sua indiferença diante do preceito legal, pois, segundo a Lei, pelo seu toque no leproso ele próprio passaria a ser considerado, também, um impuro. Porém há uma inversão de valores: em vez de Jesus contagiar-se, é o leproso que fica purificado. Isso significa uma subversão da ordem instituída: o sistema que exclui os impuros e pecadores é abolido pela nova prática de Jesus que acolhe a todos, sem discriminação. Lucas narra com frequência os momentos de oração de Jesus. A oração é a fonte que ilumina, nutre, e fortalece a ação missionária, voltada para as multidões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário