terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Evangelho do dia - A partilha do pão


Leitura Orante

Mc 6,34-44

Quando Jesus desceu do barco, viu a multidão e teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. E começou a ensinar muitas coisas.
De tardinha, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram:
- Já é tarde, e este lugar é deserto. Mande esta gente embora, a fim de que vão aos sítios e povoados de perto daqui e comprem alguma coisa para comer.
Mas Jesus respondeu:
- Dêem vocês mesmos comida a eles.
Os discípulos disseram:
- Para comprarmos pão para toda esta gente, nós precisaríamos de duzentas moedas de prata.
Jesus perguntou:
- Quantos pães vocês têm? Vão ver.
Os discípulos foram ver e disseram:
- Temos cinco pães e dois peixes.
Então Jesus mandou o povo sentar-se em grupos na grama verde. Todos se sentaram em grupos de cem e de cinqüenta. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus. Depois partiu os pães e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. E também dividiu os dois peixes com todos. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E os discípulos ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. Foram cinco mil os homens que comeram os pães.

Comentário do Evangelho

O banquete da vida

Esta narrativa da refeição partilhada que promove a vida da multidão faz um contraste com o banquete de herodes que termina com a morte de João Batista, narrado anteriormente por Marcos. Enquanto Jesus acolhe a multidão, com compaixão, os discípulos pensam em despedi-las. Jesus devolve a responsabilidade aos discípulos:
em vez de despedir a multidão cabe-lhes atendê-la em suas expectativas. A prática da partilha do pão é a característica do banquete do Reino. A atitude de Jesus é modelo para a ação missionária. É a acolhida compassiva à multidão, e o ensino, com gestos concretos, com caráter solidário e organizativo para o atendimento de suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário