terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Jesus ensina com autoridade

Mc 1,21b-28

Chegaram à cidade de Cafarnaum, e, no sábado, ele foi ensinar na sinagoga. As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com a autoridade dele mesmo e não como os mestres da Lei. Então chegou ali um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem gritou:
- O que quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem é você: é o Santo que Deus enviou!
Então Jesus ordenou ao espírito mau:
- Cale a boca e saia desse homem!
Aí o espírito sacudiu o homem com violência e, dando um grito, saiu dele. Todos ficaram espantados e diziam uns para os outros:
- Que quer dizer isso? É um novo ensinamento dado com autoridade. Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem.
E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia.

Comentário do Evangelho

Preocupação com os mais vulneráveis

Após o chamado dos quatro primeiros discípulos às margens do Mar da Galileia, Marcos narra um dia de estada de Jesus em Cafarnaum, com quatro episódios: a cura do homem com um espírito impuro em uma sinagoga, a cura da sogra de Pedro, diversas curas ao entardecer, e a retirada a um lugar solitário seguindo-se a partida para uma viagem por toda a Galileia.
Mateus, em seu Evangelho, destaca que Jesus, após a prisão de João, por quem fora batizado, voltou para a Galileia e foi morar em Cafarnaum.
Na narrativa de hoje, a expulsão do espírito impuro do homem na sinagoga é resultado do ensinamento novo de Jesus. Sua palavra, com autoridade, remove o espírito impuro que domina a sinagoga, fundada na doutrina dos escribas e na submissão à Lei, e liberta as mentes e os corações. A novidade de Jesus é a revelação do Reino do amor que promove a vida plena, onde todos se encontram em comunhão com o Pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário