sábado, 20 de fevereiro de 2010

Jesus chama os pecadores

Leitura Orante

Lc 5,27-32

Depois disso Jesus saiu e viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado no lugar onde os impostos eram pagos. Jesus lhe disse:
- Venha comigo.
Levi se levantou, deixou tudo e seguiu Jesus. Então Levi fez para Jesus uma grande festa na sua casa. Havia ali muitos cobradores de impostos, e outras pessoas estavam sentadas com eles. Os fariseus e os mestres da Lei, que eram do partido dos fariseus, ficaram zangados com os discípulos de Jesus e perguntaram:
- Por que vocês comem e bebem com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama?
Jesus respondeu:
- Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar os bons, mas para chamar os pecadores, a fim de que se arrependam dos seus pecados.

Comentário do Evangelho

Um publicano é chamado por Jesus

Levi (Mateus, no Evangelho de Mateus) é um publicano chamado por Jesus a participar de seu ministério. É um excluído pelo sistema e seu nome está incluído na lista dos Doze apóstolos. Lucas, no seu Evangelho, apresenta, com exclusividade, duas outras cenas com publicanos: o encontro com Zaqueu e o exemplo do publicano em oração. São desafios à postura dos fariseus. Depois da narrativa da cura de um paralítico,que tem como aspecto central o perdão dos pecados proclamado por Jesus, Lucas apresenta esta narrativa em que os pecadore são acolhidos tanto como parceiros do ministério de Jesus, como em uma refeição, com amizade e alegria. Lucas destaca que Levi abandonou tudo para seguir Jesus. O grande banquete que dá indica sua disposição à partilha convidando à sua mesa um grande número de excluídos. Os fariseus e os escribas se escandalizam com esta prática de Jesus. Os excluídos pelo sistema do Templo são mais sensíveis aos apelos de Deus do que os piedosos incluídos e autojustificados por sua prática legalista e ritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário