terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Jesus e a tradição dos judeus

Mc 7,1-13

Alguns fariseus e alguns mestres da Lei que tinham vindo de Jerusalém reuniram-se em volta de Jesus. Eles viram que alguns dos discípulos dele estavam comendo com mãos impuras, quer dizer, não tinham lavado as mãos como os fariseus mandavam o povo fazer. (Os judeus, e especialmente os fariseus, seguem os ensinamentos que receberam dos antigos: eles só comem depois de lavar as mãos com bastante cuidado. E, antes de comer, lavam tudo o que vem do mercado. Seguem ainda muitos outros costumes, como a maneira certa de lavar copos, jarros, vasilhas de metal e camas.)
Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram a Jesus:
- Por que é que os seus discípulos não obedecem aos ensinamentos dos antigos e comem sem lavar as mãos?
Jesus respondeu:
- Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim:
"Deus disse:
Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim.
A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus."
E continuou:
- Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos.
E Jesus terminou, dizendo:
- Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos. Pois Moisés ordenou: "Respeite o seu pai e a sua mãe." E disse também: "Que seja morto aquele que amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe!" Mas vocês ensinam que, se alguém tem alguma coisa que poderia usar para ajudar os seus pais, mas diz: "Eu dediquei isto a Deus", então ele não precisa ajudar os seus pais. Assim vocês desprezam a palavra de Deus, trocando-a por ensinamentos que passam de pais para filhos. E vocês fazem muitas outras coisas como esta.

Comentário do Evangelho

Deus se revela como amor entre os pequeninos

Os Evangelhos são pródigos em registrarem os conflitos dos chefes religiosos da Judeia com Jesus. Na narrativa de hoje, está bem explícito o conflito em relação às "tradições" dos judeus. A palavra "tradição" é repetida seis vezes no texto. Os fariseus e escribas, que vieram de Jerusalém para espionar, condenam os discípulos por comerem sem lavar as mãos. Em resposta, Jesus coloca a questão da própria tradição da Lei. Por causa da sua tradição, os chefes religiosos anulavam a Palavra de Deus. Colocavam a tradição e a Lei acima do amor, que Jesus veio comunicar ao mundo. O poder religioso usa a Lei como instrumento de dominação, e retira Deus do convívio com o povo oprimido. Em Jesus, Deus se revela como amor e se faz presente entre os pequeninos empobrecidos e excluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário