quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pedir a participação no seu Reino

Leitura Orante

Mt 7,7-12

- Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão? Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
- Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas.

Comentário do Evangelho

No conjunto do Sermão da Montanha, em Mateus, encontramos estas sentenças estimulantes à oração, concluindo com a "regra de ouro". O pedir, o procurar e o bater não ficarão sem retorno! A certeza do atendimento é reforçada pela repetição do texto. Não se trata de pedidos supérfluos e de respostas mágicas. O Pai-Nosso, a oração por excelência, já contém os pedidos que nos comprometem e nos integram na dinâmica do Reino. Segue-se uma comparação entre os homens e o Pai. Com um contraste radical, os homens, frágeis e imperfeitos, diante de Deus são qualificados de "maus". O alimento (pão e peixe), símbolo da vida e do bem a ser partilhado, são as coisas boas e serão partilhadas por Jesus na montanha. Os homens atendem aos pedidos dos filhos por coisas boas. Com muito mais certeza, o Pai do Céu atenderá, com suas coisas boas, a quem lhe pedir: a participação no seu Reino.
A "regra de ouro", fazer aos outros o que desejamos que seja feito a nós, é um patrimônio comum da cultura antiga. Jesus a consagra como sendo a prática fundamental do Reino, e nela se resumem a Lei e os Profetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário