quarta-feira, 14 de abril de 2010

A luz veio ao mundo

Leitura Orante

Jo 3,16-21

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.
Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.

Comentário do Evangelho

Crer no nome do Filho é seguir Jesus

Em continuidade ao diálogo de Jesus com Nicodemos, o evangelista João apresenta a fala de Jesus sobre o imenso amor de Deus, que, por Jesus, quer comunicar a vida eterna a todos que nele crerem. O texto coloca em confronto as duas opções: aquele que crê e aquele que não crê, aquele que pratica a verdade e se aproxima da luz, e aquele que pratica o mal e ama as trevas. O objeto do amor de Deus é o mundo. Na criação, Deus viu que tudo era bom. Agora, com imenso amor doa ao mundo seu Filho, portador da vida eterna. Quem crer em Jesus recebe o dom da vida eterna. Jesus vem não para condenar, mas, como portador do amor divino, no Espírito Santo, para comunicar a vida aos homens e mulheres. É um renascer para a eternidade, é a ressurreição. Crer no nome do Filho é seguir Jesus. É ser portador da misericórdia e da vida ao mundo. Viver o amor na comunidade, desvelando a presença do amor de Deus no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário