sábado, 24 de abril de 2010

A presença de Deus no mundo

Jo 6,60-69

Muitos seguidores de Jesus ouviram isso e reclamaram:
- O que ele ensina é muito difícil! Quem pode aceitar esses ensinamentos?
Não disseram nada a Jesus, mas ele sabia que eles estavam resmungando contra ele. Por isso perguntou:
- Vocês querem me abandonar por causa disso? E o que aconteceria se vocês vissem o Filho do Homem subir para onde estava antes? O Espírito de Deus é quem dá a vida, mas o ser humano não pode fazer isso. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida, mas mesmo assim alguns de vocês não crêem.
Jesus disse isso porque já sabia desde o começo quem eram os que não iam crer nele e sabia também quem ia traí-lo.
Jesus continuou:
- Foi por esse motivo que eu disse a vocês que só pode vir a mim a pessoa que for trazida pelo Pai.
Por causa disso muitos seguidores de Jesus o abandonaram e não o acompanhavam mais. Então ele perguntou aos doze discípulos:
- Será que vocês também querem ir embora?
Simão Pedro respondeu:
- Quem é que nós vamos seguir? O senhor tem as palavras que dão vida eterna! E nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo que Deus enviou.


Homens do mundo no coração da Igreja

Jesus em sua carne é o dom de Deus, é a própria presença de Deus no mundo. Isso escandaliza os líderes religiosos judeus que anunciavam um Deus altíssimo, poderoso e vingativo, que devia ser aplacado com sacrifícios cruentos. Jesus contrapõe o Espírito de amor, que vivifica, à carne dos sacrifícios do Templo, que de nada valem. Até cerca do ano oitenta, os cristãos oriundos do Judaísmo continuaram frequentando as sinagogas. Porém, num momento de enrijecimento das observâncias da Lei, aqueles que permaneceram fiéis à sua fé cristã foram expulsos. Outros recuaram e voltaram à sinagoga. João faz alusão a estes, ao referir-se aos que "o abandonaram e não mais andavam com ele". Em Pedro encontramos a edificante profissão de fé: "A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna".

Nenhum comentário:

Postar um comentário