terça-feira, 1 de junho de 2010

Tudo é de Deus

Leitura Orante
Mc 12,13-17

Depois mandaram que alguns fariseus e alguns membros do partido de Herodes fossem falar com Jesus a fim de conseguirem alguma prova contra ele. Eles chegaram e disseram:
- Mestre, sabemos que o senhor é honesto e não se importa com a opinião dos outros. O senhor não julga pela aparência, mas ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige. Diga: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? Devemos pagar ou não?
Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu:
- Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam uma moeda para eu ver.
Eles trouxeram, e ele perguntou:
- De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda?
Eles responderam:
- São do Imperador.
Então Jesus disse:
- Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus.
E eles ficaram admirados com Jesus.

A Deus o que é de Deus

Fariseus e herodianos, mesmo seguindo doutrinas divergentes, se unem contra Jesus. Quem os envia a Jesus são os membros do sinédrio, os chefes dos sacerdotes, os escribas e os anciãos latifundiários. Simulam admiração por Jesus, mas este percebe sua hipocrisia. Tentam ver se Jesus entra em contradição ou declara algo contra o Império Romano ou contra as expectativas populares sobre ele. Se Jesus se mostrasse a favor do pagamento do imposto a César, ficaria desacreditado diante do povo que sofria com esta opressão. Se ele se mostrasse contra o pagamento, seria denunciado e condenado pela autoridade romana. É pela sua moeda que o império exerce a dominação. Diante da moeda romana, com a inscrição de César, Jesus fala em devolvê-la, e não em pagar. Devolver a César o que é de César é deixar de ser conivente com o império. Devolver a Deus o que é de Deus é restaurar a vida e a dignidade do povo oprimido e explorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário