segunda-feira, 12 de julho de 2010

Quem recebe vocês está recebendo a mim

Leitura Orante
Mt 10,34-11,1

- Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Não serve para ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira.
- Quem recebe vocês está recebendo a mim; e quem me recebe está recebendo aquele que me enviou. Quem receber um profeta, porque este é profeta, terá uma parte da recompensa dele; e quem receber uma pessoa boa, porque ela é boa, terá uma parte da recompensa dela.
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem, apenas por ser meu seguidor, der ainda que seja um copo de água fria ao menor dos meus seguidores, certamente receberá a sua recompensa.
Quando acabou de dar essas ordens aos seus doze discípulos, Jesus saiu daquele lugar e foi ensinar e anunciar a sua mensagem nas cidades que ficavam perto dali.

O discípulo dá continuidade à obra de Jesus

Encerrando o Sermão da Montanha, Mateus nos apresenta mais alguns ditos e sentenças de Jesus. A frase inicial tem o impacto da contradição do senso comum. A paz de Jesus não é como a paz do mundo oprimido pelos poderosos, e ele vem trazer a espada da verdade e da justiça que liberta os oprimidos das ideologias deste mundo. A própria família está sob a influência destas ideologias tradicionais e sofre o impacto da mensagem de Jesus. Toma-se a cruz não por amor ao sofrimento, mas pelo empenho na evangelização, com destemor das ameaças daqueles que não querem a libertação dos pobres oprimidos, explorados e humilhados. Fracassar para o mundo, porém comprometer-se com o projeto de Jesus, é o caminho da vida eterna. Em missão, o discípulo dá continuidade à obra de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário