quinta-feira, 8 de julho de 2010

"Ser d'Ele" (Jesus) e fazer parte "dos seus"

Leitura Orante
Mt 10,7-15

Vão e anunciem isto: "O Reino do Céu está perto." Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam sem pagar; portanto, dêem sem cobrar. Não levem guardados no cinto nem ouro, nem prata, nem moedas de cobre. Nesta viagem não levem sacola, nem uma túnica a mais, nem sandálias, nem bengala para se apoiar, pois o trabalhador tem o direito de receber o que precisa para viver.
- Quando entrarem numa cidade ou povoado, procurem alguém que queira recebê-los e fiquem hospedados na casa dessa pessoa até irem embora daquele lugar. Quando entrarem numa casa, digam: "Que a paz esteja nesta casa!" Se as pessoas daquela casa receberem vocês bem, que a saudação de paz fique com elas. Mas, se não os receberem bem, retirem a saudação. E, se em alguma casa ou cidade as pessoas não quiserem recebê-los, nem ouvi-los, saiam daquele lugar. E na saída sacudam o pó das suas sandálias, como sinal de protesto contra aquela gente. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: no Dia do Juízo, Deus terá mais pena das cidades de Sodoma e de Gomorra do que daquela cidade.

Somos introduzidos no Reino pela conversão

A narrativa do envio missionário dos Doze apóstolos está presente nos três Evangelhos sinóticos. Ela é semelhante ao envio dos setenta e dois em Lucas. Percebe-se que ela exprime normas para a ação missionária nas primeiras comunidades, a partir da memória do ministério de Jesus. O núcleo do anúncio é a proximidade do Reino dos Céus. É o anúncio que tem suas raízes na pregação de João Batista e de seu batismo. O Reino está próximo, isto é, está perto de nós, ao nosso alcance, para ser vivido no dia a dia. Somos introduzidos no Reino pela conversão, ou seja, pela mudança de vida, assumindo o compromisso da luta e a prática da justiça. A novidade do Reino é a superação deste mundo dominado pelos poderosos que ambicionam e acumulam riqueza e poder, praticam a injustiça, semeando a morte, oprimem e excluem as maiorias. O discípulo e o missionário são portadores da paz que é desejada por todos os povos.

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