terça-feira, 6 de julho de 2010

Ser missionário faz parte da identidade cristã

Leitura Orante
Mt 9,32-38

Quando eles foram embora, algumas pessoas levaram a Jesus um homem que não podia falar porque estava dominado por um demônio. Logo que o demônio foi expulso, o homem começou a falar. Todos ficaram admirados e afirmavam:
- Nunca vimos em Israel uma coisa assim!
Mas os fariseus diziam:
- O chefe dos demônios é quem dá a esse homem poder para expulsar demônios.
Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas sinagogas, anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas. Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos:
- A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita.


Jesus prossegue seu ministério libertador

Com uma breve narrativa inicial de exorcismo e cura de um possesso mudo, réplica resumida da narrativa em 12,22-32, Mateus completa a coletânea de dez milagres (caps. 8 e 9), com a qual ele prepara o discurso apostólico que se segue (cap. 10). As narrativas de milagres revelam a prática libertadora e vivificante de Jesus. A cura do possesso suscita um violento conflito com os fariseus. O poder institucional escandaliza-se com a prática de Jesus e procura difamá-lo e desacreditá-lo. A seguir, temos o sumário do andamento da obra missionária. É o prelúdio do discurso apostólico. Ele compreende três observações sobre desenvolvimento do ministério de Jesus: Jesus prossegue seu ministério libertador; as multidões continuam a acompanhá-lo; a tarefa é enorme. Jesus, desde o início, ao chamar discípulos mais próximos a si, já tinha o propósito de integrá-los e partilhar com eles este seu ministério.

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