quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Seguir Jesus é uma grande graça

Leitura Orante
Lc 10,1-12

Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse:
- A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra.
- Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês." Porém, quando entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, vão pelas ruas, dizendo: "Até a poeira desta cidade que grudou nos nossos pés nós sacudimos contra vocês! Mas lembrem disto: o Reino de Deus chegou até vocês."
E Jesus disse mais isto:
- Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Sodoma do que daquela cidade!
Jesus envia os setenta e dois

Jesus envia os setenta e dois com várias recomendações. São poucos, é preciso orar. A missão exige discernimento e dedicação. Não se deter pelo caminho, em longas saudações. Despojados, eles são mensageiros da paz. Vão anunciar a proximidade do Reino. O Reino "próximo" significa: ao seu alcance e já presente. Se rejeitados em uma cidade, deverão proclamá-lo nas ruas. Segue-se, no estilo tradicional judaico, a promessa do castigo. Mas a misericórdia de Jesus tudo supera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário