segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Jesus cura a mulher

Leitura Orante
Lc 13,10-17

Certo sábado, Jesus estava ensinando numa sinagoga. E chegou ali uma mulher que fazia dezoito anos que estava doente, por causa de um espírito mau. Ela andava encurvada e não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, ele a chamou e disse:
- Mulher, você está curada.
Aí pôs as mãos sobre ela, e ela logo se endireitou e começou a louvar a Deus. Mas o chefe da sinagoga ficou zangado porque Jesus havia feito uma cura no sábado. Por isso disse ao povo:
- Há seis dias para trabalhar. Pois venham nesses dias para serem curados, mas, no sábado, não!
Então o Senhor respondeu:
- Hipócritas! No sábado, qualquer um de vocês vai à estrebaria e desamarra o seu boi ou o seu jumento a fim de levá-lo para beber água. E agora está aqui uma descendente de Abraão que Satanás prendeu durante dezoito anos. Por que é que no sábado ela não devia ficar livre dessa doença?
Os inimigos de Jesus ficaram envergonhados com essa resposta, mas toda a multidão ficou alegre com as coisas maravilhosas que ele fazia.

A cura da mulher encurvada

Estando Jesus em uma sinagoga, sobre o que estaria ele falando? Certamente o gesto que segue significa a demonstração prática daquilo que ensinava: a desumanidade das observâncias religiosas que eram impostas ao povo pela sinagoga. A cura da mulher encurvada, amarrada por um mal espírito, provocou a ira do chefe da sinagoga, ainda mais por ser em dia de sábado. Jesus argumenta: se aquele chefe e seus pares, no sábado, soltam um boi amarrado para lhe dar de beber, por que aquela mulher não poderia ser libertada de sua prisão?
Nesta cena, sob o aspecto simbólico, a mulher exprime o povo encurvado e amarrado pela doutrina da sinagoga e do Templo, sendo libertado por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário