quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Não falsificar a verdade

Leitura Orante
Lc 11,47-54

Ai de vocês! Pois fazem túmulos bonitos para os profetas, os mesmos profetas que os antepassados de vocês mataram. Com isso vocês mostram que concordam com o que os seus antepassados fizeram, pois eles mataram os profetas, e vocês fazem túmulos para eles. Por isso a Sabedoria de Deus disse: "Mandarei para eles profetas e mensageiros, e eles matarão alguns e perseguirão outros." Por causa disso esta gente de hoje será castigada pela morte de todos os profetas assassinados desde a criação do mundo, começando pela morte de Abel até a morte de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e o Lugar Santo. Sim, eu afirmo a vocês que o povo de hoje será castigado por todos esses crimes.
- Ai de vocês, mestres da Lei! Pois guardam a chave que abre a porta da casa da Sabedoria. E assim nem vocês mesmos entram, nem deixam os outros entrarem.
Quando Jesus saiu dali, os mestres da Lei e os fariseus começaram a criticá-lo com raiva e a lhe fazer perguntas sobre muitos assuntos. Eles queriam levá-lo a dizer alguma coisa que pudesse lhes servir de motivo para acusá-lo.

Os que buscam a Deus

Temos aqui as duas últimas invectivas, introduzidas por "Ai de vós", dirigidas por Jesus aos fariseus e aos doutores da Lei, por ocasião de uma refeição que tomava na casa de um deles. A primeira relembra os profetas que na história foram mortos pelos antepassados destes fariseus e doutores da Lei. É citado Zacarias, apedrejado no Templo (2Cr 24,20-22). Mais tarde Jesus pronunciará seu clamor: "Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados" (Lc 13,34). É uma alusão a ele próprio que, também, será morto em Jerusalém. Na conclusão, o "ai de vós" é dirigido aos doutores da Lei. Estes se apropriaram dos textos da Lei, mantêm-se longe de Deus e com seus ensinamentos confundem e desorientam os que buscam a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário