terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jesus e Zaqueu

Leitura Orante
Lc 19,1-10


Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos. Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo. Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu:
- Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.
Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar:
- Este homem foi se hospedar na casa de um pecador!
Zaqueu se levantou e disse ao Senhor:
- Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais.
Então Jesus disse:
- Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.

Zaqueu
Em uma narrativa anterior, Lucas descreve o episódio do homem rico que procura Jesus em busca da vida eterna (Lc 18,18-27). Jesus lhe propõe abrir mão de sua riqueza e seguilo. O homem então se entristece e Jesus fala sobre a dificuldade de um rico entrar no Reino de Deus. Agora Zaqueu, muito rico, é acolhido por ele, mesmo sendo um publicano excluído. Zaqueu, cheio de alegria, dispõe-se a partilhar suas riquezas com os pobres e reparar as injustiças através das quais enriqueceu. Jesus revela o amor do Pai, que a ninguém exclui. Os ricos é que excluem a si mesmos se permanecerem apegados a sua riqueza. Todos são chamados por Jesus à conversão à bemaventurança da pobreza, a deixar de acumular riquezas para si e a partilhar, com os pobres e excluídos, as que possuem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário