segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Jesus fala de escândalo e fé

Leitura Orante
Lc 17,1-6

Jesus disse aos seus discípulos:
- Sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado, mas ai do culpado! Seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar com uma grande pedra de moinho amarrada no pescoço do que fazer com que um destes pequeninos peque. Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: "Me arrependo", então perdoe.
Os apóstolos pediram ao Senhor:
- Aumente a nossa fé.
E ele respondeu:
- Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: "Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!" E ela obedeceria.

A fé pode operar grandes coisas

Lucas reúne aqui três unidades de texto que aparecem em locais diferentes nos Evangelhos de Marcos e Mateus. São três advertências, uma sobre o escândalo, outra sobre o perdão e a terceira sobre a fé, endereçadas à comunidade em vista do bom convívio e da missão. As ocasiões de pecado (skandala) ameaçam a comunidade dos "pequenos" (discípulos). São maus exemplos que podem vir tanto de dentro da própria comunidade como de fora. Um contundente exagero literário ilustra o triste fim destinado a estas pessoas. Em caso de ofensas ou desvios de algum irmão, ele receberá a correção fraterna. Caso se arrependa, será perdoado. A manifestação sincera do arrependimento torna o perdão sem limites; o irmão certamente sofre por algum problema que procura superar e necessita de ajuda. Os apóstolos, com pouca fé, são repreendidos por Jesus. Sua visão ainda atrelada ao Judaísmo não lhes permite ver com clareza os grandes horizontes que a fé lhes abre. Uma pequenina fé pode operar grandes coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário