quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Jesus cura e alimenta muita gente

Leitura Orante
Mt 15,29-37

Jesus saiu dali e foi até o lago da Galiléia. Depois subiu um monte e sentou-se ali. E foram até Jesus grandes multidões levando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes, que eram colocados aos seus pés. E ele curou todos. O povo ficou admirado quando viu que os mudos falavam, os aleijados estavam curados, os coxos andavam e os cegos enxergavam. E todo o povo louvou ao Deus de Israel.
Jesus chamou os seus discípulos e disse:
- Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho.
Os discípulos perguntaram:
- Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente?
- Quantos pães vocês têm? - perguntou Jesus.
- Sete pães e alguns peixinhos! - responderam eles.
Aí Jesus mandou o povo sentar-se no chão. Depois pegou os sete pães e os peixes e deu graças a Deus. Então os partiu e os entregou aos discípulos, e eles os distribuíram ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.

Jesus em território dos gentios

Assim como Marcos, Mateus narra uma segunda partilha dos pães por Jesus em território dos gentios, realçando a exclusão das multidões: coxos, cegos, aleijados, mudos, e como foram transformados por Jesus. Jesus mantém-se em contato com estas multidões, tornando-se impuro, do ponto de vista do Judaísmo. Na narrativa fica sinalizado o ambiente gentílico em que se dá a partilha. O número "sete" é destacado: sete pães, sete cestos. Parece ser uma alusão às sete nações de Canaã que foram exterminadas pela ocupação de Israel (Dt 7,1). Jesus, com seu amor, faz a globalização da partilha eucarística, suprindo as necessidades das multidões carentes e marginalizadas, comunicando a vida a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário