sábado, 4 de dezembro de 2010

Jesus não dá certificados, mas autoridade para anunciar


Leitura Orante
Mt 9,35-10,1.6-8

Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas sinagogas, anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas. Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos:
- A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita.
Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu autoridade para expulsar espíritos maus e curar todas as enfermidades e doenças graves.
Pelo contrário, procurem as ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem isto: "O Reino do Céu está perto." Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam sem pagar; portanto, dêem sem cobrar.

Proximidade do Reino

No Evangelho de Mateus o contato de Jesus com as multidões carentes leva a um apelo missionário, seguindo-se a escolha dos Doze apóstolos, que são enviados em missão. A restrição à entrada em cidades de samaritanos e a prioridade dada à casa de Israel são uma formulação própria de Mateus. O Evangelho de João, por exemplo, é pródigo em registrar a adesão dos samaritanos ao anúncio de Jesus. Em seguida Mateus apresenta o esboço de uma estrutura missionária, que, na realidade, foi estabelecida tardiamente entre as primeiras comunidades em expansão.
As curas e expulsões de espíritos impuros associadas à proclamação da proximidade do Reino significam a libertação dos oprimidos e a restauração da vida, entre todos os povos. Estes são os frutos do amor de Deus entre as mulheres e os homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário