segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Faltou "tudo"



Leitura Orante
Mc 10,17-27


Quando Jesus estava saindo de viagem, um homem veio correndo, ajoelhou-se na frente dele e perguntou:
- Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu:
- Por que você me chama de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. Você conhece os mandamentos: "Não mate, não cometa adultério, não roube, não dê falso testemunho contra ninguém, não tire nada dos outros, respeite o seu pai e a sua mãe."
- Mestre, desde criança eu tenho obedecido a todos esses mandamentos! - respondeu o homem.
Jesus olhou para ele com amor e disse:
- Falta mais uma coisa para você fazer: vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga.
Quando o homem ouviu isso, fechou a cara; e, porque era muito rico, foi embora triste. Jesus então olhou para os seus discípulos, que estavam em volta dele, e disse:
- Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus!
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantados, mas Jesus continuou:
- Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha.
Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantadíssimos e perguntavam uns aos outros:
- Então, quem é que pode se salvar?
Jesus olhou para eles e disse:
- Para os seres humanos isso não é possível; mas, para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível.

Vida eterna é aspiração do ser humano

A superação da morte pela vida eterna é uma aspiração do ser humano em todos os tempos. Esta sempre foi a questão central em todas as religiões. Por outro lado, a ambição da riqueza também seduz homens e mulheres. É uma contradição. Em resposta àquele homem piedoso, Jesus, com amor, lhe apresenta os mandamentos que dizem respeito à observância da antiga tradição religiosa. Tudo, porém, ele já observava. Contudo o passo fundamental que leva à comunhão de vida com Deus, na eternidade, é o despojamento das riquezas e a partilha com os pobres. O piedoso apegado às riquezas, entristecido, rejeita o caminho da vida eterna. Contudo Deus, com seu amor, é perseverante em seduzir os corações levando todos à conversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário