terça-feira, 8 de março de 2011

A pergunta sobre os impostos



Mc 12,13-17

Depois mandaram que alguns fariseus e alguns membros do partido de Herodes fossem falar com Jesus a fim de conseguirem alguma prova contra ele. Eles chegaram e disseram:
- Mestre, sabemos que o senhor é honesto e não se importa com a opinião dos outros. O senhor não julga pela aparência, mas ensina a verdade sobre a maneira de viver que Deus exige. Diga: é ou não é contra a nossa Lei pagar impostos ao Imperador romano? Devemos pagar ou não?
Mas Jesus percebeu a malícia deles e respondeu:
- Por que é que vocês estão procurando uma prova contra mim? Tragam uma moeda para eu ver.
Eles trouxeram, e ele perguntou:
- De quem são o nome e a cara que estão gravados nesta moeda?
Eles responderam:
- São do Imperador.
Então Jesus disse:
- Dêem ao Imperador o que é do Imperador e dêem a Deus o que é de Deus.
E eles ficaram admirados com Jesus.

"Devolvei a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"

Quem mandou estes fariseus e herodianos para espionar e acusar Jesus certamente foram os sacerdotes e anciãos, proprietários de terras, que formavam o Sinédrio, conselho supremo do povo judeu, sediado no Templo de Jerusalém. Com as palavras bajuladoras com que eles se dirigem a Jesus, o evangelista Marcos realça a hipocrisia deles. O imposto de César era exigido dos judeus como sinal de sua submissão ao imperador, que se revestia de divindade. Qualquer pronunciamento categórico de Jesus em relação ao imposto, ou o colocaria contra o poder romano ou o desacreditaria diante do povo. Diante da moeda trazida a ele, Jesus conclui: "Devolvei a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Jesus fala em "devolver" e não "pagar". E também faz a clara distinção: César não é Deus. A César a moeda na sua materialidade, a Deus o seu povo com a sua vitalidade. Seguindo Jesus abandona-se a ambição do dinheiro injusto, dedicando-se ao serviço da libertação e da promoção da vida do povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário