quarta-feira, 9 de março de 2011

Que tua esmola fique escondida


Mt 6,1-6.16-18

"Cuidado! não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados... Quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas... para serem elogiados pelos outros... Tu, porém, quando deres esmola... que tua esmola fique escondida... Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas... para serem vistos pelos outros... Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas... Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.

Conversão

A quaresma, que se inicia hoje, é um tempo privilegiado de conversão. É o tempo de firmarmos cada vez mais nossa opção pelo seguimento de Jesus, abandonando os apelos e seduções do mundo sob controle dos ricos poderosos.
Encontramos a origem da quaresma na tradição sacrifical do Primeiro Testamento, segundo a qual a reconciliação com Deus se faz pelo sofrimento. Contudo, a essência da conversão é a mudança de vida, vivendo o amor com os objetivos fundamentais da fraternidade, da justiça, da solidariedade, a serviço da vida. As piedosas práticas dos chefes de Israel, a esmola, a oração, e o jejum, não iam além de aparências. O jejum e a esmola significam abandonar o consumo do supérfluo e partilhar os bens com os necessitados e carentes. A oração agradável a Deus é aquela que move ao cumprimento da vontade do Pai, que quer vida plena para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário