quarta-feira, 2 de março de 2011

Tiago e João desejam honrarias

Leitura Orante
Mc 10,32-45

Jesus e os discípulos iam pela estrada, subindo para Jerusalém. Ele caminhava na frente, e os discípulos, espantados, iam atrás dele; as outras pessoas que iam com eles estavam com medo. Então Jesus chamou outra vez os discípulos para um lado e começou a falar sobre o que ia acontecer com ele. Jesus disse:
- Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, cuspir nele, bater nele e matá-lo; mas três dias depois ele ressuscitará.
Depois Tiago e João, filhos de Zebedeu, chegaram perto de Jesus e disseram:
- Mestre, queremos lhe pedir um favor.
- O que vocês querem que eu faça para vocês? - perguntou Jesus.
Eles responderam:
- Quando o senhor sentar-se no trono do seu Reino glorioso, deixe que um de nós se sente à sua direita, e o outro, à sua esquerda.
Jesus respondeu:
- Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado?
Eles disseram:
- Podemos.
Então Jesus disse:
- De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber e receberão o batismo com que vou ser batizado. Mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi Deus quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.
Quando os outros dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar zangados com Tiago e João. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse:
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles.

O caminho da comunhão com Deus

Com duas narrativas articuladas, Marcos faz um contraste. Jesus, pela segunda vez, anuncia que será morto em Jerusalém, e, contrastando com este anúncio, os discípulos Tiago e João pedem a Jesus que reservem para eles cargos importantes (sentar à direita e à esquerda). Eles têm a equivocada compreensão de que Jesus tomaria o poder, com apoio de um movimento popular. A partir de tal incompreensão dos discípulos, Jesus explicita como os poderosos deste mundo oprimem e exploram o povo, e que esta não é a proposta de Jesus. Ele veio para servir e dar a vida àqueles que estão excluídos pelo sistema, resgatando-lhes a dignidade e revelando-lhes o caminho da comunhão com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário