quarta-feira, 11 de maio de 2011

Eu sou o pão da vida

Leitura Orante
Jo 6,35-40


Jesus lhes disse: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Contudo, eu vos disse que me vistes, mas não credes. Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim, e quem vem a mim eu não lançarei fora, porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Esta é a vontade do meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia".

Crer em Jesus é comungar com ele

Nos dias desta terceira semana do tempo pascal vêm sendo lidos sucessivos trechos da longa fala de Jesus em Cafarnaúm, após a partilha do pão com as multidões do outro lado do mar da Galiléia. O tema da fala é o "pão". No pão está representado o alimento que sustenta a vida neste mundo. Trabalha-se para ganhar o pão e sobreviver. Porém é importante trabalhar não só pelo alimento que perece mas também pelo alimento que permanece na vida eterna. Jesus afirmando-se ser o pão da vida revela-se como aquele que comunica a vida eterna. Jesus trabalha na obra de Deus que é resgatar e promover a vida sobre neste mundo. Crer em Jesus e ir a ele é comungar com ele na obra do Deus Pai. Alcança-se assim a vida eterna, onde não há mais fome nem sede. Alimentar-se de Jesus é crer nele e assimilar o seu amor e sua prática de serviço, partilha, e doação. Alcança-se, assim, a vida eterna, permanecendo-se na comunhão com Deus ao terminar o percurso do caminho neste mundo, no último dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário