sexta-feira, 1 de julho de 2011

Festa do Coração de Jesus - Vinde a mim todos!

Leitura Orante
Mt 11,25-30


Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

O fardo suave é o compromisso no seguimento de Jesus

Estas suaves palavras de Jesus apresentam um estilo diferente dos demais textos dos evangelhos sinóticos, assemelhando-se ao estilo do evangelho de João. É um patrimônio da tradição das primeiras comunidades que guardavam a memória de Jesus e que Mateus inseriu em seu evangelho. A primeira parte do texto foi também adaptada no evangelho de Lucas. Os sábios e entendidos são os doutores da Lei e os demais componentes da cúpula político-religiosa dirigente da Judéia, fariseus, sacerdotes e anciãos. Estes, instalados em seu poder e a ele apegados, rejeitam a Jesus. Os pequeninos, cansados e carregados de fardos, são o povo excluído, sem poder, oprimido pela opressão religiosa e pela exploração econômica do Templo e do império romano. O coração de Jesus, manso e humilde é lugar de repouso para seus discípulos. O seu fardo suave é o compromisso no seguimento de Jesus, colocando suas próprias vidas a serviço da construção de um mundo novo de fraternidade, justiça e paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário