quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Vinde a mim, todos!"

Leitura Orante
Mt 11,28-30

"Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Coração compassivo

Podemos considerar que nesta proclamação de Jesus resumem-se todos os evangelhos. É o Jesus simples, humano, sensível, que se faz presente entre nós e nos dirige palavras carinhosas e sedutoras, que são luz e vida. Os discípulos, no tempo de Jesus, viviam sob o jugo da Lei. Os escribas e fariseus amarravam fardos pesados sobre seus ombros (Mt 23,4), sob a forma dos inúmeros preceitos legais, as exigências de ofertas, as discriminações, as humilhações e as exclusões. Jesus oferece o jugo do cumprimento da vontade do Pai. Esta vontade é o dom da vida eterna e o caminho é a prática das bem-aventuranças, que levam a um estado de felicidade divina e a uma alegria comunicativa. O mundo, dominado pelos ambiciosos e poderosos, também amarra fardos pesados, tanto sobre os inseridos no sistema global, como os excluídos, cada um a seu modo. As opressões sob formas diversificadas, as ansiedades, as frustrações, os stresses urbanos, a violência e o medo que provoca, a carência, a fome, a doença, a miséria. Jesus manso e humilde de coração oferece a sua paz. Já era aquele coraçãozinho que batia, junto com o coração de Maria, em seu ventre. É o Jesus humano, com seu coração compassivo, que convivendo conosco nos revela o Pai, nos comunica seu Espírito de amor, nos ilumina e conforta, nos estimula à luta e nos dá a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário