segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A fé como a semente de mostarda

Leitura Orante
Lc 17,1-6


Jesus disse aos seus discípulos:
- Sempre vão acontecer coisas que fazem com que as pessoas caiam em pecado, mas ai do culpado! Seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar com uma grande pedra de moinho amarrada no pescoço do que fazer com que um destes pequeninos peque. Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe. Se pecar contra você sete vezes num dia e cada vez vier e disser: "Me arrependo", então perdoe.
Os apóstolos pediram ao Senhor:
- Aumente a nossa fé.
E ele respondeu:
- Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: "Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!" E ela obedeceria

Aumenta a nossa fé!

Lucas reúne, neste texto, duas instruções e uma advertência de Jesus aos discípulos, em vista do bom convívio comunitário e do empenho na missão. A primeira instrução é sobre as ocasiões de pecado que poderão envolver os pequenos. Não ficam esclarecidas quais são estas ocasiões nem quem são os pequenos. As ocasiões, entre outras, poderiam ser, principalmente da parte dos que estão à frente da comunidade, abuso de poder, apego ao dinheiro, desconsideração para com o irmão. Estas atitudes poderiam chocar os mais simples e humildes, ocasionando o abandono da comunidade. A seguir temos o estímulo ao perdão sem limites. Pelo perdão estabelece-se a reconciliação, consolidando-se os elos que unem a comunidade. Em conclusão temos o pedido dos apóstolos, que podemos assumir como uma oração: "Aumenta a nossa fé!". A resposta claramente simbólica de Jesus, envolvendo a amoreira plantada no mar, tem o sentido de esclarecer que o fortalecimento da fé se dá em atirar-se para fazer a vontade de Deus, mesmo que aparentemente inviável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário