sábado, 3 de dezembro de 2011

Missionários do Reino


leitura Orante
Mt 9,35-10,1.6-8

Jesus andava visitando todas as cidades e povoados. Ele ensinava nas sinagogas, anunciava a boa notícia sobre o Reino e curava todo tipo de enfermidades e doenças graves das pessoas. Quando Jesus viu a multidão, ficou com muita pena daquela gente porque eles estavam aflitos e abandonados, como ovelhas sem pastor. Então disse aos discípulos: 
- A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita. 
Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu autoridade para expulsar espíritos maus e curar todas as enfermidades e doenças graves. 
6Pelo contrário, procurem as ovelhas perdidas do povo de Israel. Vão e anunciem isto: "O Reino do Céu está perto." Curem os leprosos e outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam sem pagar; portanto, dêem sem cobrar. 

Envio missionário

Após caracterizar o messianismo de Jesus com a narrativa de dez milagres, reunidos em um bloco nos capítulos 8 e 9 de seu evangelho, Mateus faz um sumário do ministério de Jesus. A tarefa é grande, o caminho é longo, as multidões que acorrem, estão abatidas, cansadas, tomadas por doenças e enfermidades decorrentes de suas precárias condições de vida, frutos de sua exclusão social. Estão como ovelhas sem pastor. São como uma messe que aguarda a colheita. É preciso orar ao Senhor para que envie mais trabalhadores para esta tarefa. Diante deste quadro exposto Jesus faz o envio missionário dos doze discípulos, escolhidos como apóstolos. Na sua missão, as curas e exorcismos exprimem o restabelecimento da dignidade humana por um novo relacionamento interpessoal, fraterno e partilhado, característico do Reino dos Céus, tendo em vista a vida plena para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário