segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Gente de coração duro!


Leitura Orante
Mc 8,11-13


Alguns fariseus chegaram e começaram a falar com Jesus. Eles queriam conseguir alguma prova contra ele e por isso pediram que ele fizesse um milagre para mostrar que o seu poder vinha mesmo de Deus. Jesus deu um grande suspiro e disse:
- Por que as pessoas de hoje pedem um milagre? Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum milagre será feito para estas pessoas.
Então Jesus foi embora. Ele subiu no barco e voltou para o lado leste do lago. 
 
Os sinais de Jesus, sinais do Reino

Na Galileia, onde Jesus viveu, predominava a presença de gentios. Os rabinos do judaísmo localizavam-se em algumas cidades maiores, onde construíam sinagogas. Enquanto a cúpula religiosa, formada por uma elite sacerdotal, estava sediada em Jerusalém, onde se localizava o Templo, na periférica Galileia os rabinos fariseus eram as autoridades locais. O anúncio de Jesus contradiz a doutrina destes chefes religiosos, os quais procuram eliminar Jesus. Constantemente acusavam Jesus de desrespeitar o sábado, bem como o acusaram de blasfemador, quando ele perdoou o pecado de um paralítico. Agora, para pôr Jesus à prova, querem simplesmente um sinal vindo do céu. Jesus dá um suspiro profundo de mágoa e nega qualquer sinal. O judaísmo ("esta geração") está fechado ao seu anúncio da universalidade e da misericórdia do Reino. Marcos, com esta sua narrativa dirigida às comunidades, procura demover das comunidades a expectativa da manifestação de sinais extraordinários de Jesus. Os sinais de Jesus, que são os sinais do Reino, não são os atos de poder, na realização de coisas surpreendentes e espantosas, mas sim são os atos em vista da libertação dos oprimidos e da promoção da vida. O grande sinal é o testemunho de amor, que conquista as pessoas, as faz mudar de vida e comportamento, aderindo ao projeto vivificante de Deus, transformando o mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário