quarta-feira, 7 de março de 2012

O Filho de Deus veio para dar a vida

Leitura Orante
Mt 20,17-28

Quando Jesus estava subindo para Jerusalém, chamou os discípulos para um lado e falou com eles em particular, enquanto caminhavam. Ele disse: Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, bater nele e crucificá-lo; mas no terceiro dia ele será ressuscitado.Então a mãe dos filhos de Zebedeu chegou com os seus filhos perto de Jesus, curvou-se e pediu a ele um favor. O que é que você quer?Perguntou Jesus. Ela respondeu: Prometa que, quando o senhor se tornar Rei, estes meus dois filhos sentarão à sua direita e à sua esquerda. Jesus disse aos dois filhos dela: Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? Podemos! - responderam eles. Então Jesus disse: De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber, mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi o meu Pai quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse: 
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles, e os poderosos mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente. 

O Reino de Deus é amor e liberdade

Jesus, com seus discípulos, dirige-se a Jerusalém, para fazer aí a sua proclamação do Reino de liberdade e amor. Ele sabe que está jurado de morte pelos chefes religiosos e adverte os discípulos sobre isto (cf. Mt 16,21-23; 7,22-23). Porém, os discípulos ainda não entendem e acham que Jesus poderia liderar um movimento de libertação e reivindicam posições privilegiadas. A própria mãe de Tiago e João (filhos de Zebedeu) também pensa assim. Jesus faz a contraposição entre a opressão que os chefes das nações e os grandes fazem sobre o povo e a prática característica do Reino, a humildade e o serviço para a libertação e a comunicação de vida a todos, a qual deve ser assumida pelos discípulos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário