sexta-feira, 4 de maio de 2012

Jesus, o caminho para o Pai


Leitura Orante
Jo 14,1-6

Jesus disse: 
- Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. 
Então Tomé perguntou: 
- Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho? 

Jesus é o caminho à casa do Pai

A narrativa da última ceia de Jesus com os discípulos é, nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos, Lucas), resumida apenas com o anúncio da traição de Judas e da bênção do pão e a ação de graças sobre o cálice. O evangelista João narra esta ceia com cenas e diálogos que revelam a grande sublimidade deste último encontro com Jesus. 
A ceia, tradicional imagem do Reino de Deus, é diálogo, com o prazer do alimentar-se partilhado, e é forte momento de alegria e comunhão. O evangelho de João apresenta, logo no início do ministério de Jesus, as bodas de Caná, na qual o vinho é abundante neste clima de alegria. 
Durante a ceia, Jesus faz o seu gesto simples, até surpreendente, de lavar os pés dos discípulos. Em seguida Jesus menciona a expectativa de que seja traído. Esta menção cria um momento que causa certa perturbação nos corações dos discípulos. Jesus, então, procura tranquilizá-los. Ele está presente não só nos momentos de alegria, mas também nas provações. 
Jesus é o caminho que nos conduz à casa do Pai. Basta segui-lo, fiéis à verdade e empenhados em servir, para que a vida desabroche plenamente, aberta ao eterno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário