segunda-feira, 6 de maio de 2013

Jesus envia o Espirito Santo -



Jo 15,26–16,4a

“Quando, porém, vier o Defensor que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós, também, dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo.
Eu vos disse estas coisas para que vossa fé não fique abalada. Sereis expulsos das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos matar, julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim por não terem conhecido nem ao Pai, nem a mim. Eu vos falei assim, para que vos recordeis do que eu disse, quando chegar a hora.”

A comunidade dos discípulos sob a ação do Espírito Santo
Nas proximidades da Festa de Pentecostes, a liturgia da palavra vai contribuindo conosco para podermos ir compreendendo a pessoa e a missão do Espírito Santo.
Tanto o Pai (14,26) quanto Jesus (15,26) enviam o Espírito Santo. O texto de hoje diz que é Jesus quem envia o “Espírito da Verdade” que precede do Pai. “Espírito da Verdade” (v. 26) porque “ensina e recorda as palavras de Jesus” (14,26).
O Espírito não fala de si mesmo, mas dá testemunho de Jesus, assim como a comunidade dos discípulos dará testemunho de Jesus pela ação do Espírito Santo: “... permaneçam em Jerusalém até receberdes a força do alto, o Espírito Santo, então sereis minhas testemunhas” (At 1,8). Pensando defender Deus, e o seu nome, a comunidade cristã será perseguida, expulsa da sinagoga pelos judeus, como foi perseguido e morto o Senhor. A razão da perseguição permanece a mesma: falta de conhecimento do Pai e do Filho; imagem equivocada de Deus e de seu projeto; dureza de coração.
Instruindo, assim, a comunidade, Jesus apresenta-se como verdadeiro profeta: “Eu vos falei assim para que vos recordeis do que eu disse, quando chegar a hora” (16,4; ver: Dt 18,21-22).
Carlos Alberto Contieri, sj

Nenhum comentário:

Postar um comentário